Thursday, September 18, 2008

PORTUGUÊS

Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer
É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É nunca contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder
É querer estar preso por vontande
É servir a quem vence o vencedor
É ter com quem nos mata lealdade
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Luiz Vaz de Camões

EXERCÍCIOS


Dialogo entre dois numeros naturais : o um e o zero para responder as questões 01 e 02

NÚMEROS

Eu valho muito pouco, sou sincero, dizia o Um ao Zero. No entanto, quanto vales tu? Na prática és tão vazio e inconcludente quanto na matemática. Ao passo que eu, se me coloco à frente de cinco zeros bem iguais a ti, sabes acaso quanto fico?
Cem mil, meu caro, nem um tico a menos, nem um tico a mais. Questão de números . Alias é aquilo que sucede com todo ditador que cresce em importância e valor quanto mais são os zeros a segui-lo, respondeu ironicamente o Zero.


1) Considere as afirmações sobre o texto.

I – O número um se dá mais importância que ao zero.
II – O número zero demonstra sua importância
III – O ditador da mais importância ao zero que ao um.

Dessas afirmações, SOMENTE

a) I é correta
b)II é correta
c)III é correta
d)I e II são corretas (X)
e)I e III são corretas


02) Qual a figura de linguagem está presente no texto?

a) metáfora
b) comparação (X)
c) prosopopéia
d) hipérbole
e) metonímia


03) Observe o trecho da canção “É “ de Luiz Gonzaga Jr.

A gente que é ter muita saúde
A gente quer viver a liberdade
A gente quer viver felicidade
È, a gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca......

As expressões destacadas são próprias da

a) linguagem jurídica
b) jargão
c) linguagem técnica
d) linguagem formal
e) gíria (X)

Leia o texto para responder às questões 04 e 05

"O computador é uma máquina com uma telinha ( como a do televisor) e um teclado, que vemos nos bancos, nas lojas, nos hotéis, em supermercados, em muitas repartições públicas, etc. No computador de uma empresa, por exemplo, estão arm,azenadas dividas informações como programas, textos, listas de preços, entre outros. Como é uma maquina fundamental nos dias de hoje, é muito importante saber operá-los"

04) Segundo o texto, é correto afirmar que o computador é

a) inútil e dispensável nos dias de hoje
b) assencial e difundido atualmente (X)
c) pouco utilizado pelas empresas.
d) utilizado somente em pequenas empresas
e) essencial somente para as grandes empresas

05) O termo telinha, utilizado no texto, expressa a idéia de
a) desprezo
b) afetividade
c) valorização
d) tamanho
e) desvalorização

06) Leia o texto
"Nomeio a Drª Elisangela de Oliveira, brasileira, casada,advogada, residente na rua Macau, 38, São Paulo, para, em meu nome, processar criminalmente a empresa SET S/A por ter vendido uma antena com defeitos, para o que lhe concedo todos os poderes permitidos, inclusive assinar e jurar a queixa, representar-me perante juízo,substabelecer esta e acompanhar todas as fases do processo"

analisando as caracteristicas do texto acima, pode-se afirmar que se trata de

a) um requerimento
b) uma carta familiar
c) uma carta comercial
d) um relatório jurídico
e) uma procuração (X)

Leia o texto "Namorando" para responder às questões de 07 a 10.

"Minha irmã está namorando um cachorro! Ela passa horas com ele,brincando. Não sei não, mas acho que ela está apaixonada.
E minha irmã esta namorando um quadro. Agora ela passa horas ali na sala, sentada no sofá, feito boba. Parece que nunca se cansa de olhar. E diz que está superemocionada.
Meu irmão mais novo está namorando meu pai: pode? nunca vi tanto grude. Andam juntos pra cima e pra baixo. Até parece que nunca tinham se visto antes.
Se você está percebendo coisa parecidas na sua casa e entre seus amigos, vai por mim: estão todos namorando! coisas, pessoas, não importa o quê.
Eu percebi isso quando comecei a observar os mesmos sintomas, só que em mim. Pois é. Tudo foi rápido. Uma festa junina, o correio elegante, bilhetinhos pra cá e pra lá. Fui oferecer um quentão pra ela. E pra encurtar: quanto o sanfoneiro cantou "são joão, são joão, acende a fogueira do meu coração " eu já estava completamente apaixonado.
E você, compadre? O que é que você anda namorando?

07) O texto propõe uma reflexão sobre

a) as formas de ocuparmos o tempo
b) como desperdiçamos o tempo
c) os diversos modos de paixão (X)
d) como nos divertimos em festas juninas
e) como iniciarmos um namoro

08)O termo superemocionada, utilizado no texto, dá idéia de

a) oposição
b) exagero (X)
c) anterioridade
d) negação
e) proximidade

09)Tomando como referência as seguintes frases: "minha irmã está namorando um cachorro; meu irmão meu pai minha mãe, um quadro " para o autor, o que é namorar?

a) Apaixonar-se por aquilo que torna a pessoa feliz (X)
b) gostar, igualmente, de tudo o que a vida oferece.
c) Desejar ardentemente o que não se tem
d) encatar-se com todas as coisas
e) possuir tudo o que se deseja

10) A expressão grude, utilizada no texto, te o significado de

a) tipo de refeição
b) doce feito de goma
c) luta corporal, briga
d) cola feita de farinha de trigo
e) ligação intima entre individuos (X)

Lei O POEMA de Aufgusto de Campos para responder às questões 11 e 12

"forma
reforma
disforma
transforma
conforma
informa
forma"

11) Este poema possui caracteristicas de uma poesia

a) romântica
b) concretista (X)
c) naturista
d) parnasiana
e) indianista

12) Para criar múltiplos sentidos no poema, o autor acrescentou,na palavra base, vários prefixos, exeto em

a) forma (X)
b) reforma
c) distorna
d) transforma
e) conforma

13)Leia o trecho da canção "azul da cor do mar" de tim Maia

"Ah! Se o mundo inteiro
me pudesse ouvir,
tenho muito pra contar,
dizer qie aprendi
que na vida a gente tem que entender
que um nasce pra sofrer,
enquanto o outro ri"

Na canção, o eu-lirico procura expressar sua emoção de forma exagerada, como se verifica em

a) "dizer que aprendi/que na vida a gente te que entender"
b) "Que na vida a gente tem que entender/que um nasce pra sofrer"
c) "tenho muito pra contar / dizer que aprendi"
d) "AH! Se o mundo inteiro / me pudesse ouvir" (X)
e) " Que um nasce pra sofrer / enquanto outro ri"

Leia o texto para responder às questões 14 e 15

"O aprendizado de Jorge Amado não seria feito nos laboratórios da gramática ou nos almbiques da liguistica, ele se fez na vida , vivendo e escrevendo. Por isso, é indiscutivel um dos nomes mais importantes da literatura brasileira do século XX. Não é por acaso que um autor vende mais de 20 milhões de exemplares de seus livros em um pais, onde pouco se lê, como no Brasil. Muito menos, ser um autor de sucesso no pais e que , ainda tem seus livros publicados em 49 idiomas"

14) Segundo o texto, Jorge Amado

a) aprendeu gramática, estudando linguistica
b) vendeu mais de 20 milhões de livros no Brasil, por acaso
c) não é um escritor letarário reconhecido no Brasil
d) é considerado um grande escritor brasileiro do seculo XX (X)
e) publicou somente livros em português

15) Em "Não é por acaso que um autor vende mais de 20 milhões de exemplares de seus livros em um pais, onde pouco se lê, como no Brasil" Carlos Heitor

a) admira o escritor Jorge Amado (X)
b) desconhece a leitura no Brasil
c) critica as pessoas que não gostam de ler
d) considera Jorge Amado um autor de pouco valor
e) despreza o número de exemplares vendidos

16) Leia a mensagem retirado do metrô de São Paulo

"Sou passageiro Legal não compro produto Ilegal"

O cartaz usa a oposição legal- ilegal para enaltecer o passageiro que
a) age de acordo com a lei (X)
b) se sente acima da lei
c) é desatento a lei
d) estuda a lei
e) viola a lei

17) Leia o trecho do poema de Tomaz Antonio Gonzaga

"Acaso são estes
Os sitios famosos
Aonde passava
Os anos gostosos?
São estes os prados
Aonde brincava
Enquanto passava
O gordo rebanho
Que Alceu me deixou?

O poema apresenta o ideal da somplicidade, da exaltação da vida serna e tranquila do campo. estas caraterísticas pertecem ao
a) Barroco
b) Arcadismo (X)
c) Romantismo
d) Naturalismo
e) Simbolismo

18) Considere a frase " A dara do vencimento da conta é hoje: você deve pagá-la"

Para explicitar uma idéia conclusiva, os dois pontos(:) do preíodo acima podem ser substituidos por

a) aspas
b) ponto de interrogação
c) ponto de exclamação
d) reticências
e) ponto e vírgula (X)
C)

Leia o texto a seguir para responder às questões de 19 a 21

FIM DE FEIRA

No hipersupermercado aberto de detritos, ao barulhar de caixotes em pressa de suor, mulheres magras e crianças rápidas catam a maior laranja podre, a mais bela batata refogada, juntam no passeio seu estoque de riquezas, entre risos e gritos.

19) De acordo com o texto, o que as pessoas estão pegando entre "risos e gritos"?

a) caixotes vazios
b) moedas perdidas
c) sobras de refeição
d) restos de quitanda (X)
e) laranjas frescas

20) Em "entre ridos e gritos" o autor do texto se refere à emoção das mulhers e crianças encontrando o que comer. Que emoção é essa?

a) raiva
b) alegria (X)
c) tristeza
d) comoção
e) perturbação

21) No contexto do poema, qual das alternativas abaixo é a mais adequada à idéia transmitida pela expressão " ao barulhar de caixotes"?,

a)agitação de mulheres e criaças quando dispitam os restos de comida
b) tumulto de mulheres e feirantes quando selecionam os alimentos.
c) confusão entre mulheres e crianças quando disputam os caixotes
d) alvoroço das mulheres quando elas arrumam os caixotes
e) agitação dos feirantes quando eles arrumam os caixotes. (X)

22) Em "ele sabia de tudo, mas ficou na dele " a expressão tem sentido equivalente a

a) foi discreto (X)
b) ficou atento
c) foi ignorado
d) ficou paralisado
e) ficou apreensivo

23) leia a anedota abaixo.

Um rato corre pela casa com um enorme gato em seu encalço. Para sua sorte, o pequeno roedor encontra um buraco na cozinha e se esconde. Depois de algum tempo de silencio. o rato ouve latidos do lado de fora e pensa: " Deve ter aparecido um cachorro, que espantou o gato. Estou salvo " E sai do esconderijo.
Imediatamente é apanhado pelo gato. Assustado e curioso o rato pergunta:
Mas como você pode estar aqui? Ouvi uns latido sde cachorro!
E o gato
Ah, meu amigo, quem não falr pelo menos dois idiomas estrá perdido.

O humor da anedota consiste no fato de

a) o rato não falar outro idioma
b) o rato se capturado
c) o gato se esocnder
d) o gato mentir
e) o gato latir (X)

24) Carta de amor de um quimico

Ouro preto, zinco de agosto de 1995

Querida VALÊNCIA

Sinto que ESTRÔNCIO perdidamente apaixonado por ti. Ao pénsar que tudo começõu com um ARSÊNIO de mão, CLORO de vergonha . SABISMUTO bem que te amo, embora não digas, sei que gostas de um tal de HÉLIO e também do HIDROEUGÊNIO ... VALÊNCIA! Não PERMETAIS que eu cometa algo ERRÁDIO. Por que fazer sofrer tanto assim, sabendo que tu és a luz que me ALUMINIO? Meu caso é CÉRIO. Lembra-te que não me SAIS do pensamento. Se me deixar, vai dar o maior GÁLIO.

ABRÁCIDOS COMOVIDROS deste que muito te ama
RÊNIO

O vocabulário inventado pelo autor caracteriza o texto acima como

a) técnico
b) cientifico
c) politico
d) humoristico
e)jornalistico

0 Comments:

Post a Comment

<< Home